Origem:
Significado:
Hoje em dia, várias versões divergem sobre o significado das cores desta bandeira. É dito que o verde representa as florestas portuguesas e que o vermelho, o sangue de os que morreram para o país. Esta definição é a mais conhecida, mas as definições originais são outras. As cores são derivadas do Partido Republicano Português:
- O vermelho é a cor do Federalismo Ibérico, uma ideologia Social - Republicano, muito comum no início do século, que queria uma união política entre Portugal e a Espanha.
- O verde é a cor do positivo. De acordo com um filósofo muito próximo dos membros do Partido Republicano Português, o verde é a cor dos homens do futuro, por conseguinte cores dos positivos.
O escudo branco compreende 5 pequenos escudos azuis (ás quinas) que leva cada um 5 pontos brancos. Estes 5 pontos fazem referência à lenda do primeiro rei português. Antes da batalha de Ourique (26 de Julho de 1139), que confrontava os portugueses aos Mouros, D. Afonso Henrique rezava para a proteção dos portugueses quando teve a visão do Cristo na cruz. D Afonso Henriques ganhou a batalha e em agradecimento incorporou os stygmates Christ sobre a bandeira portuguesa.
A Esfera representa as grandes descobertas marítimas, cujos portugueses estão muito orgulhosos.
Esta cercadura vermelha, com os seus 7 castelos, representa a independência nacional. É dito que os castelos simbolizam as 7 cidades fortificadas que Afonso Henrique (primeiro rei de Portugal) conquistou aos mouros.

O grupo precisa abordar os aspectos 1 e 4 apresentados na apostila. A entrevista ficou muito curta, além de apresentar baixíssima qualidade de imagem; não é possivel ver o rosto do entrevistado.
ResponderExcluirNota: 7,0